Durante sua visita, Wander Freitas teve a oportunidade de conversar diretamente com gestores, professores e alunos, a fim de avaliar as condições das instalações da cozinha e do refeitório, como o preparo e fornecimento de alimentos nas escolas e discutir possíveis melhorias. Com a atuação do CAE, que tem como missão a fiscalização e a orientação sobre o uso dos recursos destinados à alimentação escolar, Freitas reiterou a importância de um trabalho conjunto entre as autoridades estaduais.
“Essa visita é uma oportunidade excelente para ouvir de perto as necessidades de cada região e garantir que os recursos cheguem de maneira eficiente às escolas, proporcionando uma alimentação de qualidade para nossos alunos”, declarou Wander Freitas.
Além de fortalecer o papel do CAE, a visita teve como objetivo verificar de perto a execução das políticas públicas de alimentação escolar e garantir que as diretrizes e normas sejam seguidas corretamente.
Conclusão:
Foi uma excelente oportunidade para fortalecer o compromisso com a qualidade da alimentação escolar no estado. Ao ouvir diretamente as demandas e observar a realidade de cada escola, ficou evidente a importância de um trabalho contínuo e colaborativo entre as autoridades estaduais, e a comunidade escolar.
A atuação do CAE, com sua missão de fiscalização e orientação do uso adequado dos recursos, junto com a verificação das condições estruturais e de conservação dos ambientes e utensílios, bem como o armazenamento e os cuidados especiais no preparo da merenda são fundamentais para assegurar que todos os estudantes recebam a alimentação adequada para um desenvolvimento saudável e um êxito acadêmico.
A presença de Wander Freitas nas escolas do interior simboliza o esforço contínuo da FESN em promover uma educação mais inclusiva e eficiente, garantindo que a alimentação escolar seja tratada como uma prioridade em todos os níveis de governo. Com ações como esta, espera-se que o impacto positivo no bem-estar dos alunos seja ainda mais significativo, refletindo diretamente no ambiente escolar.